segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Burlonha, terra académica dos burlões

Lembro-me de entrar numa sala de aula e o programa da disciplina ser menos de 50% semelhante ao que me foi apresentado aquando da candidatura. Isso aconteceu porque o professor que fez o programa original, não era o professor responsável pela disciplina. Isto não foi um caso isolado... mas sim, quase a norma!
Pensei que depois de vários episódios desonestos na licenciatura – de onde destaco, disciplinas escolhidas pela universidade, classificadas na minha documentação como 'opções', ou um seminário que o professor transformou na cadeira que lhe apeteceu e deu notas sem uma avaliação objectiva –, que estava a entrar num sítio objectivo e honesto...

Mas isso não aconteceu. Nem sequer tive sorte com o sítio onde fiquei alojado (Em 2006 não haviam residências para alunos de mestrado)...
Coordenadores de mestrado que preferiam estar fazer outra coisa qualquer, e que chegaram a me dizer alguns sérios disparates.
Ouvi uns (disparates) giros sobre 'as minhas' opções na licenciatura... opções, que como referi acima, não foram minhas!
Veio o processo de Bolonha, ou como prefiro chamar, de 'Burlonha', ou 'Borlonha'... e novos programas, mais uma vez significativamente diferentes dos que me foram apresentados!
Mas que raios! Vender gato por lebre não é crime?
A gota de água foi a referência feita por um professor (idiota) à nota do seminário da licenciatura seguida de um 'nem devia estar aqui'....
(Se nem devia estar ali, porque aceitaram a minha candidatura? Já agora, faz ideia do que se passou nesse seminário, noutra instituição de ensino superior? Para fazer um comentário desses, tem de 'saber tudo' ou não tem legitimidade).
Chegou o momento de dizer 'BASTA' ... plano B: mudança de área geográfica.
Mais uma vez, não tive lá muita sorte. Os problemas foram outros...
(Voltei a ouvir uns comentários giros sobre as 'minhas' opções na licenciatura...)
mais do que uma vez cheguei a entrar numa sala de aula com a nítida sensação 'a minha nota está predefinida, independentemente do que eu fizer... '
Chantagens, erros informáticos, problemas de saúde, hospitalizações (sim, plural!),... enfim...
Os anos 2006-2011 foram mesmo maus!
Ouvi imensos disparates que culminaram na minha decisão de não voltar a Burlonha, essa terra de burlões que dá pelo nome oficial de 'ensino superior'.
Na minha história pessoal, o dia 31 de Julho de 2011 ... merece o título 'dia da liberdade'! Muito mais que o dia 25 de Abril de 1974...

Sabem? Eu acabei o secundário com 20 a Matemática, 20 a Física, com ... esqueçam.... isso foi no século XX...
E isto são CarlosPaulices no século XXI.



Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990