terça-feira, 14 de novembro de 2017

Ossos do ofício (V): Ética!

Qual deve ser a ética de um explicador?
A pergunta é simples e parece ter resposta simples.
Mas, parece que não é bem assim.
Eu tenho o meu próprio código de conduta.
Que é incompatível com "infracções nas avaliações" .
As avaliações estão a cargo dos professores, e quando tudo corre bem, eles nem sabem que eu existo.
Quando as coisas correm mal... eu continuo a preferir que eles não saibam que eu existo, mas nem sempre é possível.
Não gosto de ser arrastado para filmes que eu não pedi.
Mas quando sou, tento fazer o que me parece correcto.

Que deve fazer um explicador quando recebe 4 fotos de um mesmo teste, a decorrer... 3 dos quais, de pessoas que desconhece?

A resposta é simples: avisar os docentes que estão a vigiar o teste.
Obviamente os "fotógrafos" não ficarão contentes.
Os docentes avisados também não.
E eu também não!

Ignorar as 4 fotos não é boa ideia. São quatro!

Moral da história: eu tenho de passar a desligar telemóveis e Internet durante os testes!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990