sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Calculadoras gráficas em exames? (I)


Este programa de calculadora é antigo...
(Creio que deve correr em todas as casio gráficas programáveis actuais, e neste fim de semana vou converter para máquinas texas-instruments TI83plus e ti-84plus incluindo modelos a cores)
E provavelmente vai acabar em versão web+MathJax no meu site, um dia destes.
Essa versão ", de novo" só tem os menus e o "modo manual", que a antiga não tinha.
Nunca passei isso para alunos, mas é algo fácil de escrever...
Esta versão não gosta de matrizes singulares, nem de sistemas possíveis indeterminados, nem de sistemas impossíveis... por opção minha - o programa crescia consideravelmente, e por enquanto, numa calculadora dessas, o espaço ainda interessa... mas já existem algumas, como por exemplo as TI-nSpire CX (permitidas nos exames do ensino secundário!) ou as HP prime (estas já não são permitidas), sem problemas de espaço e onde até é possível instalar um leitor de pdf's... e todos os pdf's fornecidos numa cadeira de ensino superior, naturalmente com software não oficial das marcas.

https://ndless-apps.org/ <--- ndless é um jailbreak para as TI-nSpire... nos exames do secundário, as máquinas detectadas com isso são proibidas.
Com isso instalam "o que vos apetecer" na calculadora.
(nesse site encontram o "npdf", um leitor de pdf's)
A marca obviamente não acha piada.
(tendo em conta "os estragos" que a marca fez na máquina... eu acho!)

Já houve casos de alunos que foram "chorar" para os papás, porque instalaram para jogar pokémon (e convenceram os papás que a calculadora já vinha com aquilo..)...e viram-se impedidos de usar a máquina em exame!!!
Tenham santa paciência, as regras são para ser cumpridas!
Para as HP-Prime: vejam só o vídeo aqui
http://www.hpmuseum.org/forum/thread-439.html?highlight=PDF

Permitir o uso de calculadoras em exame... requer exames feitos com muita imaginação, porque com a internet à mão... hoje em dia "tudo é possível".
Mesmo sendo uma "calculadora permitida pelo ministério da educação" não temos  garantias
(O meu programa corre nas Casio Fx1.0 que são permitidas pelo ministério... e tenho criações minhas a fazer coisas bem mais "engraçadas")
Inventaram recentemente os "modo exame"... que supostamente bloqueia muita coisa.
Não estou convencido! Tenho calculadoras sem modo exame e que nunca terão modo exame.
Todos os anos aparecem-me alunos com máquinas dessas. Acredito que isso só deixará de acontecer quando eu já não tiver idade para dar explicações...
A opção "2 cadernos" adoptada para os exames de Matemática A parece-me, para já, ser o caminho a seguir...
Isto de "modo exame"... só quando tiver todos os alunos a usar máquinas iguais, da mesma marca.
Só que isso não é democrático!
PS:
  • imaginemos que um aluno vai a exame com uma hp-prime em modo exame, e outro com uma ti-83plus sem modo exame, mas equipada com programas/apps que fazem tudo e mais alguma coisa... e que não são apagados com reset. A avaliação será justa?
  • Continua...

2 comentários:

L Guerreiro Lopes disse...

Qual o motivo das novas HP Prime não serem permitidas, se possuem o tal "modo exame"?
Será pela facto de uma pessoa que conhecemos não receber nada da HP?!

Carlos Paulo disse...

Neste momento, em Matemática, não é o modo exame que decide se uma calculadora é permitida ou não.
Pode mudar no futuro!
Em Física e Química, em 2019 penso que deve ser permitida, mas mesmo assim, isto deve ser confirmado.

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990