terça-feira, 22 de abril de 2014

Afinal era pirâmide. Ooooh!

Em Abril do ano passado publiquei aqui no blog um texto sobre esquemas ilegais.
Muita gente (mas muita mesmo) tentou me chatear para aderir ao que tinha todo aspecto de ser mais um esquema em pirâmide.
"Não é pirâmide, é multi-nível!" insistiram alguns!
 Sentei-me. Fiz as contas. Vi uma progressão geométrica mensal. Progressões geométricas não são sutentáveis, chamem-lhe o que quiserem, e venham lá com a conversa que vierem!
"Não se informem por fora, informem-se junto aos divulgadores" - A conversa típica dos esquemas em pirâmide.

"Falei com um gestor que me disse que isto é seguro!"-Disseram vários.
"Eu sou matemático, e fiz as contas: Isto não é sustentável"-Cheguei a responder!
"Tu és é do contra e quem é do contra não vai a lado nenhum!"-Insultando a minha inteligência é que não se vai a lado nenhum, mas enfim...
Ao fim de um ano, o esquema continuava por aí! Para alimentar esta pirâmide tinham de estar envolvidas centenas de milhares de pessoas! Se não, de onde vinha o dinheiro? Lavagem de dinheiro? Cada vez mais o esquema me parecia imoral, e cada vez mais eu via pessoas a serem arrastadas para ele.
Continuei a alertar quem tinha o mau senso de me convidar e ainda argumentar:
"Vai chegar a uma altura em que os lucros não cobrem as despesas da empresa!"
Obviamente, sendo um esquema em pirâmide, muita gente ganhou imenso com isso.
E muitos que perderam o que os outros ganharam.Não é difícil perceber como ganhar dinheiro num esquema em pirâmide...
Portanto, muita gente que já sabia que era pirâmide meteu-se no esquema. E até ganhou com isso.
Não consigo deixar de olhar para esse lucro como "dinheiro imoral", mas é lucro! Imoral é enganar as pessoas, vendendo gato por lebre, como faziam muitos "promotores".
Porque não chamam estes tipos pelo nome? Charlatães e Vigaristas!
E porque é que por cá, para não variar ninguém vai preso e é expropriado do "lucro" imoral?
Enquanto nada for feito estes esquemas vão continuar a proliferar.
Estes esquemas supostamente são ilegais... mas proliferam, muita gente ganha com isso, ninguém vai preso, e os que perderam..."que se lixem"?

Desde que a falência da TelexFree foi declarada que chovem notícias. Algumas envolvem o FBI e outras autoridades. Outras, como estas,...

Noticias ao Minuto:cidadãos nacionais entre os-maiores credores da TelexFree

Lembro-me de ter visto defensores da TelexFree a insultarem quem fez avisos publicamente, até em jornais regionais...

Portanto eu só tenho uma coisa a dizer:

BEM FEITO, EU AVISEI!

Sem comentários:

Este blog recusa-se a utilizar o Acordo Ortográfico de 1990